Voltar

Design thinking para aprimorar processos e serviços

Paulo Sabbag

Sobre a Jornada

Paulo Yazigi Sabbag é doutor em Administração, Mestre e Engenheiro. Consultor e Professor há mais de 30 anos. Autor de 7 livros publicados, dentre eles o livro: “Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na vida pessoal e profissional”, publicado pela Alta Books em 2012, laureado com o Prêmio Jabuti 2013. Desenvolveu e validou a escala ERS para mensurar resiliência em indivíduos.

Mais fácil do que compreender o cliente visando oferecer serviços de qualidade, é trazer o cliente para a co-criação dos serviços. Esta é a mentalidade do designer, nova e promissora corrente para a qualidade em serviços.

Informações desta edição

10

.

02

Início

17

.

03

Término

5

h

Carga horária

QUI

Dia da semana

13:00

Horário

Jornada

5

Encontros

Atividades desta jornada

Encontro  

1

Mentalidade do designer

Este encontro visa diferenciar o design de marca, do design de produtos e do design social, visando definir as fronteiras do Design Thinking de Serviços.

Objetivos

  • Explicar as muitas facetas de atuação de designers, indicando como atuam aqueles dedicados a serviços.

Encontro  

2

Princípios do design thinking de serviços

Este encontro aborda os cinco princípios do design de serviços, indicando exemplos de sua aplicação. O processo de design em duplo diamante é explorado.

Objetivos

  • Delimitar os valores associados ao design de serviços, o que precede a discussão sobre métodos e artefatos aplicáveis.

Encontro  

3

Métodos e Artefatos para a etapa de EXPLORAÇÃO

Este encontro explora os métodos e artefatos usuais para a fase de Exploração, quando é necessário compreender o ciclo de vida do serviço, agora denominado “jornada do cliente”.

Objetivos

  • Explorar o blueprint de serviço, artefato usado para a exploração, melhor dizendo, renovação do serviço existente.

Encontro  

4

Métodos e Artefatos para as etapas de CRIAÇÃO e REFLEXÃO

Este encontro explora os diferentes objetivos de melhoria de serviços existentes, etapa central da mentalidade de designers.

Objetivos

  • Rever o blueprint de serviço visando ampliar a “desejabilidade” do cliente sobre o serviço, seja tornando-o mais útil, usável e agradável.

Encontro  

5

Métodos e Artefatos para a etapa de IMPLEMENTAÇÃO

Este encontro explora os métodos e artefatos usuais para a fase de implementação. A dificuldade é em como apresentar as nuanças do serviço renovado, permitindo a educação do pessoal de linha de frente, essencial para a efetividade da implantação.

Objetivos

  • Explorar as narrativas e dramatizações usuais para evidenciar e educar o pessoal envolvido no serviço.
Voltar